FacebookInstagram
Restaurante vegetariana, vegano no Cambuí.
My Image

Que história gostosa de contar.

Tudo começou em Minas Gerais em uma cidadezinha chamada Juréia, uma região rural de agricultura familiar, com produção própria de queijos, doces caseiros e uma pequena criação no cercado. O que se comia vinha da terra, melhor dizendo, do quintal ou era feito no fogão a lenha, esse universo cabia dentro de um modesto sítio de onde guardo grandes recordações.

Logo depois das colheitas veio a primeira de três, a tão querida filha Ana e carinhosamente chamada de FIICA, não me pergunte o porquê, naquela época os nomes resumidos tinham várias influências e o tempo fez seu papel. Mas antes do final da quarta colheita já aparecia a FIA e LADO, mas esses são conto para outra história.

​​​​​​​
A menina FIICA, responsável pela cozinha desde cedo, protagonizou uma linda história de amor entre a família e a culinária. Tenho muitas lembranças de criança, do quintal com a mangueira, da horta e das criações. Cresci vendo vó FIICA entre o sol alaranjado e a janela da cozinha. Sempre na cozinha, como um soldado ao forte, vó FIICA cuidava da temperatura do fogão a lenha, onde descansava uma generosa chaleira de café pronta para nos receber.

​​​​​​​Antes mesmo que terminasse a pequena ceia, com muita satisfação e um sorriso no rosto, iniciava os preparativos do almoço, a preocupação com os ingredientes, que carinhosamente ainda eram cultivados e que viraram atores nessa história de família.
​​​​​​​
​​​​​​​
​​​​​​​Quando a família se reúnia na grande mesa de madeira, agora eu e primos, netos e bisnetos fruto dos 12 filhos criados, víamos a maestrina à brincar com sua batuta e conduzir sabores e aromas transbordando casa à dentro. Vó FIICA transformava aqueles momentos em uma experiência única, o prazer em descobrir e compartilhar os sentidos. Por esse motivo homenageamos, em seu nome, o Dona Fiica restaurante vegetariano, natural e cosmopolita. E com a mesma dedicação reproduz as experiências para vocês, uma alimentação saudável e opção vegetariana, vegana e cosmopolita. Elaborada e valorizada com a agricultura regional da estação, em um ambiente agradável no Cambuí, o bairro mais elegante de Campinas.